NATAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS

NATAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS COMO PRATICAR CORRETAMENTE
NATAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS

NATAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS – Natação, um esporte que muitas pessoas praticam em seu dia a dia. Muito bom para a saúde, onde ajuda  a manter o seu corpo em forma, saiba que todos podem praticar natação, desde bebes, grávidas e idosos, enfim todos podem, tirar vantagem, desta ótima  modalidade esportiva e reduzido impacto para a estrutura óssea.

NADAR FAZ MUITO BEM A SAÚDE, UM DOS ESPORTE MAIS COMPLETO.

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NATAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS – Podemos destacar este como sendo uma prática esportiva, que trabalha com todos os grupamentos musculares e só nos traz benefícios, em especial ao nosso corpo por completo. Auxilia na diminuição da gordura corporal, alivia as tensões do cotidiano, ainda auxilia na recuperação de lesões e muitos  outros benefícios, a nossa saúde. Nadar ou se exercitar na água traz muito benefícios a nossa saúde, alguns minutos por dia faz toda uma diferença para vida inteira. Para de ficar olhando para esta piscina, dá um pulo nela todos os dias.

Dicas de Benefícios da Natação

Coração: Os movimentos corporais de braços, pernas e tronco, associados ao trabalho respiratório na água, fortalecem a musculatura cardíaca, eliminando a gordura existente ao redor do coração, tornando esse órgão vital mais forte e diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares, já que ocorre um aumento na capacidade de bombear sangue pelo corpo, estimulando também a circulação sanguínea, devido a pressão da água.

Respiração: Por ser praticada em um ambiente úmido, a natação pode ajudar a reduzir e prevenir os sintomas de asma. Também é responsável por fortalecer os músculos toráxicos, aumentando a elasticidade e o volume dos pulmões devido a prática de exercícios de respiração e ampliando a capacidade de absorver oxigênio.

Articulações: A prática da natação é livre de impacto por ser praticada na água e permite que as articulações acompanhem o crescimento dos músculos, já que músculos maiores e mais fortes exigem tendões e ligamentos bem lubrificados, resistentes e agéis.Dessa forma ocorre o alívio de dores resultantes de artrose e fibromialgia, pois o esporte mantem as articulações soltas e flexíves.

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Autoestima: Nadar libera sensação de independência, segurança e liberdade, resultando em um conjunto de relaxantes mentais.Investigadores da Universidade da Carolina do Sul seguiram 40.547 homens e mulheres, com idades dos 20 aos 90 anos, durante 32 anos e descobriram que aqueles que nadavam tinham uma taxa de mortalidade inferior em 50% em relação a corredores, praticantes de caminhada e sedentários.

Anti-stress: Para conciliar respiração e movimentos corporais, é necessário um grande nível de concentração. Um momento em que sua mente esta livre, pensando apenas no seu corpo, distanciando dos problemas do dia-a-dia. Esse processo também libera hormônios do bem-estar: as endorfinas, gerando sensações agradáveis e relaxantes. O som da respiração aliado ao som da água, age como um mantra em nosso subconsciente.

Redução do risco de diabetes: Para diminuir os índices de diabetes, nada melhor do que os exercicios aeróbios. Um treino intenso de natação, pode queimar até 700kcal, reduzindo aproximadamente 10% o risco de contrair diabetes do tipo 2.

Melhora do colesterol: Por ser uma atividade altamente aeróbia, cabe a natação conseguir balancear os níveis de colesterol no organismo, aumentando o nível do HDL, o colesterol bom! Além disso também consegue manter as nossas artérias saudáveis e renovadas.

Controle do peso: A natação é uma dos melhores métodos de queima de calorias, manutenção e controle do peso. A queima de calorias depende da frequência e intensidade do treino. Saiba mais em nossa matéria já publicada

Melhora da força e tonus musculares: Pelo fato da água ser 12  vezes mais densa do que o ar e o nadador ter que se propulsionar na água, ocorre um trabalho de resistência, que é o princípio básico da tonificação muscular e incremento de força.

Super alongamento: Para nadar, o único equipamento que precisamos é nosso próprio corpo. Em cada braçada, ao estendermos o braço estamos promovendo um alongamento completo do corpo: desde a ponta do dedo da mão até à ponta do dedo do pé.

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